Como disponibilizar mobilidade aos colaboradores

Como disponibilizar mobilidade aos colaboradores

A mobilidade pode ser vista de uma perspetiva desafiadora para os gestores de frota, mas deve ser uma transação fácil para os colaboradores. Saiba como a mobilidade gera novos benefícios aos colaboradores que valorizam rendimento, tempo, liberdade e sustentabilidade.

A nível global, as frotas começam a adotar um novo conceito de mobilidade. Em vez de confiar num modelo tradicional, como a atribuição de um veículo de empresa a cada colaborador ou no reembolso por quilómetros efetuados em trabalho por meio de veículo privado, os pacotes de mobilidade oferecem o máximo de flexibilidade e eficiência, ao disponibilizar aos colaboradores um "orçamento de mobilidade" mensal, que pode ser utilizado conforme entenderem.

Ao permitir que os colaboradores retirem parte do plafond remanescente no final de cada mês ou o destinem a outros benefícios da empresa, um pacote de mobilidade promove e estimula viagens sustentáveis ​​para todos os colaboradores e não apenas para aqueles que normalmente teriam direito a um veículo de empresa.

Para o decisor de frota, a mudança em direção à “gestão da mobilidade” requer uma série de novas habilidades e processos, e pode por vezes exigir novas parcerias com empresas de tecnologia especializadas em mobilidade para frotas, e exige ainda que incluam os colaboradores no conceito. Felizmente, um pacote de mobilidade oferece vários benefícios que os colaboradores muito provavelmente valorizarão:

1. Mais tempo

A mobilidade pode aumentar a produtividade incentivando os colaboradores a escolher o modo de transporte mais rápido possível, libertando mais horas para trabalho ou descanso. Estes podem também optar por viajar através de transportes públicos, como comboio ou autocarro, em vez de um veículo automóvel, criando novas oportunidades de trabalho ou mesmo para atualização de textos ou emails, enquanto viajam confortavelmente ou aguardam no trânsito.

2. Mais Liberdade

Um orçamento de mobilidade mensal pode incluir mais do que a viagem do Ponto A ao Ponto B. Os colaboradores podem optar por reduzir o orçamento gasto em veículos, aviões e comboios, para usufruir mais em hotéis, refeições e lazer.

3. Mais Verde

Abastecer e manter uma frota de veículos pessoais - sejam ou não propriedade da empresa - não é o modelo mais eficiente de gestão de frota, especialmente quando esses veículos são utilizados ​​apenas por uma pequena fração de tempo. Voar para outra cidade para uma reunião, por exemplo, requer um gasto em combustível de avião que poderia ser poupado recorrendo a uma teleconferência. Os colaboradores da empresa que adotem um pacote de mobilidade podem responsabilizar-se pela sua própria pegada de carbono, reduzindo as viagens sempre que possível e escolhendo a opção de transporte disponível e mais sustentável.

A mobilidade apresenta uma série de novos desafios para as frotas, mas deverá potencializar uma transação fácil, especialmente para condutores financeiro e eco responsáveis. No entanto, o caminho para um verdadeiro pacote de mobilidade está ainda distante, uma vez que os modelos tradicionais de remuneração e benefícios precisam de ser reavaliados. Para saber mais sobre as novas tendências na gestão de frotas, contacte os especialistas da ALD Automotive.

Interessado em saber mais sobre a mudança nos serviços de mobilidade? Saiba mais através da consulta ao nosso White Paper Innovation in Mobility Services