Novo modelo de testes WLTP

Novo modelo de testes WLTP

A substituição do NEDC pelo WLTP - Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure, o novo procedimento de testes aplicável a todos os veículos automóveis ligeiros, traz ao mercado um procedimento de testes mais próximo das condições reais de utilização, evitando as diferenças atuais entre países e marcas e permitindo uma comparação mais real entre veículos.

Sempre que um veículo é disponibilizado ao mercado, tem obrigatoriamente que passar por testes, de forma a garantir a sua homologação. Estes testes, realizados sobre o consumo de combustível e emissões de CO2, eram até hoje realizados ao abrigo do método NEDC (Novo Ciclo Europeu de Condução), em vigor desde 1973. O novo modelo de testes WLTP vem substituir o atual NEDC e procura tornar o procedimento de testes consistente em todo o mundo, de forma a evitar diferenças entre países e marcas, e permitir uma melhor comparação entre veículos.

O NEDC é substituído pelo WLTP, que garante maior proximidade às condições reais de utilização, permitindo o cálculo de emissões de poluentes (NOx, partículas, etc…) e CO2, bem como o consumo de combustível nos veículos ligeiros, comerciais e passageiros.

O modelo de testes WLTP apresenta resultados mais reais, utilizando, por exemplo, uma velocidade média mais alta, aceleração e desaceleração mais rápidas, menos tempo de inatividade ou condições de tráfego mais realistas. Terá ainda em conta equipamento opcional que poderá também ter impacto sobre as emissões de CO2. O ciclo de teste WLTP é agora acompanhado por um teste de estrada em via pública conhecido por Real Driving Emissions (RDE) de forma a validar os testes em laboratório.

Resumo das alterações mais visíveis:

O que muda ao nível de tributação?

Para permitir a comparação com modelos aprovados pelo antigo protocolo, os resultados do WLTP serão transformados num valor intermédio entre os dois ciclos de testes (NEDC/WLTP) até finais de 2018. A base de cálculo do imposto permanecerá e não haverá, por enquanto, alterações no nível de impostos (desde que os importadores automóveis não antecipem a aplicação da nova norma).

Com a alteração total para o modelo WLTP, sendo um modelo de teste mais exigente e em condições reais, estima-se algum impacto nos valores de CO2, para valores mais reais e consequentemente mais elevados.

Quando entrarão em vigor estas novas alterações?

Em setembro de 2017, o WLTP passou a ser o ciclo oficial de testes para viaturas novas. A partir de setembro de 2018, o WLTP será aplicado a todos os veículos, incluindo modelos já existentes no mercado.

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