Blog

Soluções flexíveis são o futuro

/ Theme(s): Todos os artigos
Soluções flexíveis são o futuro

Após o período de crise, sente-se pressionado para saber como gerir a frota da sua empresa com eficiência? Então talvez queira considerar a opção por soluções flexíveis. Claro que flexibilidade não é um conceito novo, mas tem hoje uma relevância particular. Para além disso, é altamente provável que as soluções flexíveis continuem a beneficiar as frotas do futuro.

 

As empresas estão a voltar aos seus negócios. O que precisam mais neste momento os clientes empresariais?

Como em qualquer crise, os clientes precisam de voltar a focar-se no seu negócio principal e manter a continuidade das suas operações. Além disso, e em particular nesta crise, a saúde e a segurança dos colaboradores é uma prioridade.

Na visão da ALD Automotive, tudo se traduz a três tipos de necessidades:

          • a necessidade de zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores - por exemplo, proporcionando-lhes alternativas de mobilidade ao transporte público para que possam manter o distanciamento social;

          • a necessidade de otimizar os ciclos de substituição de veículos. Noutras palavras, novas contratações de veículos em Renting têm demorado mais tempo para ser entregues, com as soluções alternativas a preencherem esta lacuna;

          • finalmente, e talvez o mais crucial: a necessidade de lidar com a incerteza. O gestor de frota pretende soluções que exijam menos compromisso com o prazo e a quilometragem, refletindo o aumento da imprevisibilidade com que lida nesta fase.

De que forma a procura atual por flexibilidade é diferente do que a ALD Automotive tem lidado no passado?

A necessidade de flexibilidade não é nova. Os nossos clientes pedem-nos mais flexibilidade há anos e em vários aspetos dos seus contratos: quilometragem, rescisão antecipada, prazo, serviços de mobilidade complementares, abordagem de pagamento por utilização, etc.

É nesse sentido que a ALD Automotive tem desenvolvido de forma consistente novas ofertas para dar resposta a essas necessidades. É, no entanto, também notório que os pedidos de maior flexibilidade têm acelerado nas últimas semanas. Particularmente relevantes são os pedidos de flexibilidade em termos de duração, que podem ser uma ajuda real em tempos incertos, mas também bem adaptáveis em períodos mais estáveis:

          • situações em que as empresas não podem prever a duração de um projeto ou atribuição;

          • organizações com picos sazonais na sua atividade ou no lançamento de um novo produto que depende, por exemplo da resposta do mercado quanto ao tamanho da frota necessária para a sua promoção;

          • uma solução flexível é também uma boa forma de oferecer mobilidade aos novos colaboradores durante um período probatório; ou

          • para testar novas energias (híbridos e elétricos).

Mas essas soluções flexíveis não competem e se sobrepõem ao produto de Renting tradicional?

Pelo contrário. O Renting abrange geralmente períodos de 24 meses ou superiores. As soluções flexíveis podem compreender de 1 a 24 meses. Ao oferecer aos clientes a escolha por categoria de veículo em vez do modelo concreto, garantimos a rápida entrega do veículo quando necessário. Além disso, inclui a opção de terminar o compromisso a qualquer momento, sem qualquer penalização.

O que os Clientes obtêm é uma resposta muito concreta a uma necessidade muito específica e que na verdade não compete, mas complementa o produto de Renting.

Que tipo de cliente beneficiaria de soluções flexíveis?

Qualquer tipo de cliente corporativo, em particular aqueles que enfrentam o risco de redução ou reestruturação e sobretudo com grandes frotas. Frotas que têm uma componente de longo prazo, mas também necessidades de curto prazo - incluindo períodos de experiência de novos colaboradores ou trabalho sazonal, como mencionado anteriormente.

Estes clientes podem também estender o uso de soluções flexíveis pela rede de parentesco dos seus colaboradores, permitindo-lhes aceder a uma oferta dedicada, no caso de pretenderem alugar um veículo temporariamente. As soluções flexíveis podem também ser uma ótima opção para PMEs que precisam de mobilidade, mas que estão relutantes neste momento em comprometer-se com a solução de Renting de longo prazo.

Há lugar para soluções flexíveis numa estratégia de frota de longo prazo?

A ALD Automotive acredita que a escolha é fundamental. Os gestores de frota precisam de saber que têm flexibilidade para adaptar a sua política de mobilidade com base nas suas necessidades de curto, médio e longo prazo. No final do dia, precisam de ter certeza de que os seus colaboradores estão em movimento, usando as soluções de mobilidade certas e ao melhor TCO. E, a este respeito, as soluções flexíveis são uma “ferramenta” essencial para ter na sua caixa de mobilidade e não apenas num contexto pós-crise.

 

Se desejar saber mais, entre em contacto com o seu gestor de conta local.